Para enfrentar um bom inverno é preciso ter por perto lãs, veludos, couros e sarjas. Esses tecidos que esquentam e protegem do vento, ficam quietinhos no guarda-roupa durante um longo verão. E se você não os guardou direito, certamente terá que passar a limpo peça por peça. Portanto, preste atenção: cada tecido exige um tratamento de limpeza diferente. Acompanhe a seguir o roteiro que desenvolvemos para você lavar e passar corretamente cada material:
Lã
É a etiqueta da peça que vai dizer se ela deve ser lavada à mão. Se isso não for necessário, coloque-a do avesso num saquinho próprio para lavar à máquina (evita "pegar" pelinhos). Nunca seque na secadora, para não encolher, e disponha no varal sempre na horizontal. Se precisar passar, faça-o do avesso e em temperatura baixa. No caso do cashemere: lave-o à mão com água fria e sabão bem dissolvido. Enxague muito e não torça. Seque a malha deitada. Passe apenas do avesso com a roupa ainda úmida, em temperatura bem baixa.
Veludo
É um tecido resistente, mas os pelinhos precisam ficar sempre bonitos e fofinhos, por isso a dica é lavar do avesso. Veja a etiqueta para saber se pode ou não ir à máquina. Para passar, pegue a peça ainda úmida e mantenha do avesso. Vire e alise a penugem. Se continuar amassada, aproxime o ferro quente, mas não encoste no tecido.
Sarja
O tecido não é fino, mas pode encolher e descolorir. Evite que isso aconteça: não misture-o com outras peças antes de ter certeza de que não desbota. Passe quando ainda estiver úmido. Se for uma capa com forro, passe muito bem o forro e depois o lado direito. E se você tiver ferro a vapor, próprio para passar roupas penduradas, aproveite para utilizá-lo nos casacos e capas de brim. São superpráticos.
Couro ou camurça
Podem ser lavados em casa, desde que a etiqueta da peça permita. Depois de lavados, é preciso protegê-los com spray específico para não formarem manchas. A dica principal é esfregar a camurça com outro pedaço de camurça ou usar uma escova feita com o material. Para passar, coloque a peça do avesso ou use um paninho por cima e fique bem atenta à temperatura.
Cashmere
Você não vai querer estragar uma peça cara como essa, não é? Comece a cuidar dela desde a hora de lavar. Deixe a preguiça de lado e lave à mão com água fria e sabão bem dissolvido. Enxágue muito e não torça. Seque deitada numa cadeira ou num varal horizontal. Para passar, apenas do avesso e ainda úmida, com a temperatura bem baixa, quase fria.
Sintéticos, Emborrachados e Bordados
Primeira lição: leia a etiqueta da peça. As figurinhas que estão lá, mostram se a peça pode ser passada e em que temperatura. Está lá também a composição do tecido. Depois, é só colocar o seletor do ferro na posição correta e começar o trabalho. Mas para não correr risco algum, vai mais um conselho: use sempre um paninho branco e de algodão. E, de preferência, passe a peça do avesso. Para finalizar as peças bordadas, toda calma e jeitinho do mundo, contornando delicadamente os desenhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário